Falha em plataforma de envio de mensagens teria atingido diversos estados; governo federal acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou na madrugada deste sábado (20) a suspensão temporária da ferramenta de emissão de alertas de eventos climáticos. A decisão foi tomada após uma possível invasão no sistema nacional Cell Broadcast, utilizado para o envio de mensagens de emergência à população.
Segundo o órgão estadual, a ferramenta ficará desativada até que as autoridades federais concluam a apuração sobre o caso e garantam a segurança do sistema.
O episódio ocorreu após usuários de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, relatarem o recebimento de alertas sonoros de emergência com mensagens sem relação com riscos reais. Em alguns casos, os conteúdos exibiam palavras como “misantropia” e até menções a “ataque alienígena”.
A Defesa Civil paulista afirmou que as mensagens não foram emitidas pelo órgão e que, ao tomar conhecimento das ocorrências, acionou a Defesa Civil Nacional, a Anatel e demais instituições responsáveis pela operação do sistema para apuração da origem do problema.
Em nota, o órgão estadual informou que não há registros de ocorrências que justifiquem a emissão de alerta extremo no momento e que a suspensão da ferramenta foi adotada por precaução.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), confirmou que a plataforma foi retirada do ar após a identificação de uma invasão e que a Polícia Federal foi acionada para investigar um possível ataque hacker.
Segundo o governo federal, o sistema teria sido acessado remotamente por pessoa não autorizada, o que provocou o disparo indevido das mensagens em diferentes regiões do país.
O sistema Cell Broadcast é utilizado para enviar alertas de emergência diretamente aos celulares em áreas de risco, com mensagens em formato de pop-up e som de alerta, sobrepondo-se a outros aplicativos.
As mensagens indevidas geraram surpresa entre moradores de capitais como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Campo Grande, além de repercussão nas redes sociais.
Em alguns relatos, além do termo “misantropia”, foram registrados textos sem contexto e com erros de escrita, o que reforçou a suspeita de falha ou uso indevido da plataforma.
Defesas civis de outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Bahia, também afirmaram não ter emitido os alertas e informaram que não havia situação de risco real que justificasse as mensagens enviadas.
O termo “misantropia”, que apareceu nas notificações, significa aversão à humanidade, podendo estar associado a sentimentos de isolamento ou tristeza, segundo dicionários.
Fonte: G1


