CEI das obras da Sabesp inicia investigação sobre impactos de intervenções em Guarulhos

Comissão da Câmara vai apurar possíveis irregularidades nas obras da concessionária e a relação com enchentes e alagamentos na cidade.

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para investigar possíveis irregularidades nas obras da Sabesp em Guarulhos realizou, na manhã desta quarta-feira (24), sua primeira reunião no plenário da Câmara Municipal. O objetivo é apurar os impactos das intervenções da concessionária, especialmente em relação aos episódios de enchentes registrados em diferentes regiões da cidade.

Presidida pelo vereador Danilo Gomes, a comissão investigará possíveis falhas na execução de obras de canalização, implantação de redes de esgoto e drenagem, além de analisar os reflexos dessas intervenções sobre a mobilidade urbana e a ocorrência de alagamentos.

Durante a reunião, Danilo Gomes afirmou que o trabalho da comissão busca identificar responsabilidades e encontrar soluções para os problemas enfrentados pela população. “Precisamos não apenas de respostas, mas de soluções”, declarou.

O vereador Lamé defendeu a convocação de representantes da direção regional da Sabesp e dos engenheiros responsáveis pelas obras para prestar esclarecimentos sobre os projetos executados no município. Segundo o parlamentar, é necessária uma análise técnica para verificar se alterações nas redes de esgoto e drenagem contribuíram para agravar as inundações, além da influência do aumento das chuvas.

Já o vereador Daniel Santos afirmou que bairros como Jardim Testae e Cocaia passaram a registrar enchentes em locais que, segundo moradores, historicamente não sofriam com esse tipo de problema. Para ele, o estreitamento e um possível assoreamento de córregos decorrentes das obras precisam ser investigados. “Não precisa ser engenheiro para perceber que algo deu errado”, afirmou.

O vereador Lauri Rocha destacou que as mudanças climáticas alteraram o comportamento das chuvas, mas ressaltou que os impactos das obras também devem ser avaliados. Segundo ele, intervenções necessárias para acompanhar o crescimento da cidade provocaram transtornos relacionados ao trânsito e à drenagem urbana.

Leandro Dourado defendeu a revisão dos contratos firmados com a Sabesp e afirmou que a comissão poderá encaminhar informações ao Ministério Público caso sejam identificados indícios de irregularidades ou descumprimento contratual. “Hoje a cidade virou um verdadeiro canteiro de obras e os moradores convivem com as consequências”, declarou.

Durante os trabalhos, os vereadores também discutiram a documentação que será solicitada à Sabesp, incluindo contratos, aditivos contratuais, diários de obra, boletins de execução e relatórios mensais de acompanhamento dos serviços.

Ao final da reunião, a comissão definiu os primeiros encaminhamentos da investigação. A expectativa é que os próximos encontros contem com o envio de questionamentos apresentados pelos demais parlamentares.

A CEI é formada pelos vereadores Danilo Gomes (presidente), Biriba (relator), Daniel Santos, Luis da Sede, Joseval Queiroz, Lauri Rocha, Lamé, Leandro Dourado, Júnior Caiçara, Edmilson Souza e Guto Tavares. A comissão terá prazo inicial de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado conforme a necessidade das investigações.