Prefeitura lança operação para desafogar trânsito em frente às escolas no retorno às aulas

A Prefeitura de Guarulhos iniciou, na última segunda-feira (2), a Operação Volta às Aulas, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reforçar a segurança em frente às escolas no início do ano letivo. A ação é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e segue até o dia 27.

A operação mobiliza agentes das Divisões de Operação e Fiscalização de Transportes e Trânsito, que atuam diretamente nos horários de entrada e saída dos alunos. O trabalho é concentrado em pontos considerados críticos, com grande circulação de veículos e intensa travessia de pedestres, cenário que costuma gerar congestionamentos e situações de risco.

Entre as metas da iniciativa estão a redução de interferências no sistema viário, o combate ao transporte irregular de escolares, o incentivo ao cumprimento das leis de trânsito e o monitoramento em tempo real das vias por meio da plataforma SmartMob.

Durante o período da operação, haverá acompanhamento presencial em unidades como os CEUs Continental e Paraíso-Alvorada, além de colégios particulares, entre eles Brotero, Eniac e Mater Amabilis. Outras instituições de ensino, como CEUs, escolas estaduais e a Fatec Guarulhos, serão monitoradas por videomonitoramento.

Mesmo após o término da operação, a Semob informou que os entornos das escolas com maior número de ocorrências de trânsito continuarão sendo acompanhados por meio de rondas periódicas, especialmente nos horários de pico.

A administração municipal reforça que a colaboração de motoristas, pais e responsáveis é fundamental para garantir um trânsito mais seguro e organizado, contribuindo para a proteção de crianças e adolescentes no retorno às aulas.