Um evento de Carnaval organizado integralmente pela iniciativa privada vai percorrer a região central de Guarulhos neste sábado (7) e motivou a preparação de uma megaoperação da Prefeitura envolvendo trânsito, segurança, zeladoria e combate ao crime. A ação tem como objetivo garantir a fluidez viária e a segurança de motoristas, foliões e moradores.
A Secretaria de Mobilidade Urbana determinou o bloqueio total da Avenida Paulo Faccini das 11h às 22h. Além disso, diversas vias de acesso serão interditadas a partir dos cruzamentos que dão acesso à avenida. A Rua Lídio Francisco de Santana terá interdição prolongada, iniciando na sexta-feira (6) e seguindo até domingo (8).
A operação contará com viaturas da Guarda Civil Municipal posicionadas em pontos estratégicos do trajeto, atuando de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, em razão da proximidade com a Rodovia Presidente Dutra.
Na Central de Segurança Integrada (CSI), equipes da segurança pública, mobilidade urbana e Defesa Civil acompanharão o evento em tempo real por meio do sistema de videomonitoramento espalhado pela cidade, com o objetivo de coibir crimes e infrações.
Durante a passagem do bloco, equipes de zeladoria farão um mutirão de limpeza para permitir a liberação imediata das vias após o deslocamento dos trios elétricos.
Entre os pontos com bloqueios estão o Viaduto Cidade de Guarulhos, a Avenida Paulo Faccini e seus principais cruzamentos, além de ruas como Brás Cubas, Tiradentes, Monteiro Lobato, Salgado Filho e vias adjacentes ao trajeto do evento.
O acesso ao Hospital São Luiz será mantido por meio de bloqueio controlado no cruzamento da Avenida Tiradentes com a Avenida Dr. Renato de Andrade Maia, permitindo apenas trânsito local para atendimento hospitalar e veículos de emergência. Também foram definidos corredores de acesso controlado para a região da Igreja Universal e do Supermercado Barbosa, com rotas alternativas específicas.
As linhas de ônibus que circulam pela região terão alterações temporárias em seus itinerários, com desvios planejados para manter a operação do transporte público. A Prefeitura recomenda que motoristas e munícipes planejem seus deslocamentos com antecedência e respeitem a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.


