Senador do PL afirmou que aceitou disputar o Planalto por missão dada pelo pai, Jair Bolsonaro, e repetiu slogan usado por Lula em 2022 durante evento em Guarulhos.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) lançou sua pré-candidatura à Presidência da República neste sábado (20), em Guarulhos, durante o evento de lançamento da pré-candidatura de André do Prado (PL) ao Senado Federal por São Paulo. Em seu discurso, o parlamentar afirmou que aceitou disputar o Palácio do Planalto por uma “missão” dada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e utilizou o slogan “a esperança vai vencer o medo”, frase que marcou a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Flávio declarou que pretende adotar uma postura “radical” em áreas como segurança pública, educação e combate à fome. Entre as propostas citadas estão o endurecimento das políticas contra roubos de celulares, a castração química de condenados por estupro, o enfrentamento às facções criminosas PCC e Comando Vermelho e a ampliação de políticas voltadas ao combate à insegurança alimentar.
“Vou ser radical na Segurança Pública sim. Vou ser radical para garantir ensino de qualidade pras nossas crianças. Vou ser radical para cumprir uma promessa que o Lula faz há mais de 20 anos e não cumpre: o pacto contra a fome”, afirmou.
O senador também defendeu a ampliação da oferta de vagas em creches e o apoio financeiro aos estados e municípios para atender crianças em situação de vulnerabilidade.
Ao agradecer o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participou do evento, Flávio comparou sua candidatura à trajetória do governador e disse que inicialmente não pretendia disputar a Presidência.
“Eu também não queria lá atrás [ser candidato a presidente], mas as circunstâncias e a missão que me foi dada, que eu acredito que é projeto de Deus. Eu vou dar o meu melhor e tenho certeza que a esperança vai vencer o medo este ano”, declarou.
Na última segunda-feira (15), durante participação no VEJA Fórum Rumos do Brasil, em São Paulo, Flávio Bolsonaro também defendeu a manutenção do Bolsa Família. Segundo ele, o programa tornou-se um direito adquirido da população brasileira e não deve ser extinto.
“Ninguém tem o direito de tocar ou de acabar com esse programa. Qualquer país do mundo tem um programa para pessoas de baixa renda que têm dificuldade alimentar”, afirmou.
O senador propôs ampliar o período em que beneficiários possam continuar recebendo o Bolsa Família após conseguirem um emprego formal ou abrirem um negócio próprio. Segundo ele, o receio de perder o benefício imediatamente desestimula a formalização de trabalhadores.
Flávio também defendeu a criação de políticas específicas para diferentes perfis de beneficiários, incluindo acesso à internet de alta velocidade, microcrédito, educação financeira e redução da burocracia para abertura de pequenas empresas.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil em 2021. O benefício passou a ter valor mínimo de R$ 400 e foi elevado para R$ 600 em 2022, acréscimo que tinha validade até o fim daquele ano. Em 2019, o governo também pagou uma 13ª parcela do programa.
O pré-candidato informou ainda que a ex-presidente da Caixa Econômica Federal Daniela Marques participará da elaboração de propostas para sua campanha, com foco nas áreas econômica e social.
Segundo Flávio, a experiência de Daniela na Caixa poderá contribuir para a formulação de políticas voltadas ao empreendedorismo, especialmente para mulheres, além de iniciativas relacionadas a microcrédito, educação financeira e simplificação da abertura de pequenos negócios.
Fonte: G1


