Família confunde bicarbonato com sal em churrasco e vai parar no hospital no Rio de Janeiro

Caso ocorreu em São José do Vale do Rio Preto e envolveu 11 pessoas; ingestão acidental levou grupo ao hospital por precaução

O que era para ser um churrasco em família terminou em susto e ida ao hospital em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro. A vendedora Maysa Marquesini, de 23 anos, relatou que a família ingeriu, sem perceber, carne temperada com bicarbonato de sódio no lugar de sal grosso.

O caso ocorreu em 7 de junho, mas ganhou repercussão nas redes sociais após a publicação de um vídeo no TikTok, que alcançou cerca de 10 milhões de visualizações.

Segundo Maysa, o erro aconteceu porque o bicarbonato estava armazenado em um pote de manteiga, sem identificação. Como o produto estava em formato granulado, a família confundiu com sal grosso durante o preparo da carne.

“Nós estávamos em um churrasco na casa da tia do meu noivo. O bicarbonato de sódio estava em um potinho de manteiga, não estava na embalagem normal, se não, a gente teria percebido”, disse.

Ela afirmou ainda que ninguém percebeu a troca durante a refeição e que a situação só foi descoberta após a limpeza, quando a dona da casa identificou o conteúdo do pote.

Ao todo, 11 pessoas participaram do churrasco, incluindo crianças de 2, 3 e 4 anos. Diante da incerteza sobre possíveis riscos, todos foram ao hospital por precaução.

“Todo mundo entrou em desespero”, relatou Maysa. Segundo ela, os médicos recomendaram atendimento coletivo e observação, com aplicação de soro em todos os integrantes da família.

O grupo foi orientado após contato com um centro de intoxicação de São Paulo, que avaliou que não havia risco grave devido ao preparo dos alimentos em alta temperatura. Ainda assim, todos permaneceram em observação no hospital.

Ninguém apresentou complicações graves. Alguns participantes tiveram variações de pressão por nervosismo, mas sem registros de intoxicação severa. Um dos familiares realizou exames e foi identificada uma pequena alteração renal, sem gravidade, segundo relato da família.

Especialistas reforçam cuidados em casos de ingestão acidental de produtos de limpeza

De acordo com médicos, a ingestão de produtos de limpeza exige atendimento imediato, mesmo na ausência de sintomas, devido ao risco de lesões internas no sistema digestivo.

Entre as orientações estão: buscar atendimento médico rapidamente, manter hidratação leve, levar a embalagem do produto ingerido para identificação e observar sinais como dor, náusea, vômito, dificuldade para engolir ou respirar.

Profissionais alertam que não se deve provocar vômito nem utilizar substâncias caseiras para tentar neutralizar o produto, pois isso pode agravar as lesões.

Para evitar acidentes, especialistas recomendam manter produtos sempre em embalagens originais, evitar o armazenamento em potes de alimentos e mantê-los fora do alcance de crianças e idosos.

Fonte: revistacrescer