Zoológico de Guarulhos celebra aniversário de 6 anos da loba-guará Glória com atividade especial

Programação gratuita terá enriquecimento ambiental e ações educativas para o público nesta sexta-feira.

O Zoológico de Guarulhos promove nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, uma programação especial para comemorar os seis anos da loba-guará Glória, um dos animais mais emblemáticos do parque. As atividades acontecerão em frente ao recinto dos lobos e terão participação livre e gratuita.

A equipe de educação ambiental preparou um enriquecimento ambiental com “brinquedos interativos” para estimular a curiosidade e a movimentação do animal. O público também poderá participar de um jogo educativo utilizando cards com imagens para montar uma teia de relações envolvendo aspectos da espécie, como alimentação, riscos, bioma e comportamento.

A realização da programação está condicionada às condições climáticas do dia.

Glória nasceu no próprio Zoológico de Guarulhos e é filha de Kiara e Pequi, que também viveram no mesmo recinto.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo silvestre da América do Sul e habita áreas abertas com predominância de vegetação campestre em biomas como Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. As fêmeas podem gerar até três filhotes por gestação e a expectativa de vida da espécie varia entre 12 e 15 anos.

De acordo com a lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente, o lobo-guará está classificado como Vulnerável. Já a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) o enquadra como quase ameaçado. Estudos realizados em áreas de ocorrência da espécie, como a Serra da Canastra, estimam uma população de cerca de 24 mil indivíduos sobreviventes no Brasil.