Massa de ar polar ainda atua sobre várias regiões do Brasil, mas tendência é de enfraquecimento gradual nos próximos dias, segundo meteorologistas.
A primeira onda de frio do inverno de 2026 ainda mantém temperaturas baixas em parte do Brasil nesta quinta-feira (25), mas começa a perder força a partir de sexta-feira (26), segundo previsão meteorológica.
A massa de ar polar continua influenciando áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até o sul da Região Norte. No Sul, há previsão de geada, nevoeiro e temperaturas abaixo de 0°C em pontos mais elevados.
No Sudeste, a frente fria que provocou chuvas intensas nos últimos dias avança para o oceano, mas ainda mantém muitas nuvens e instabilidade em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Em São Paulo, a quinta-feira deve seguir com céu encoberto, garoa e chuva em alguns momentos, embora com menor intensidade em relação aos dias anteriores, quando os acumulados ultrapassaram 100 mm em áreas da capital e da Região Metropolitana.
Mesmo com a redução da chuva, o frio permanece intenso. A capital paulista pode registrar máxima próxima de 14°C, mantendo o padrão de uma das tardes mais frias do ano. Na quarta-feira (24), a cidade registrou cerca de 13,5°C, a menor temperatura máxima de 2026 até o momento.
Segundo meteorologistas, a mudança mais perceptível será a diminuição das precipitações, mas o céu segue carregado ao longo do dia. O sol começa a aparecer com mais frequência a partir de sexta-feira, favorecendo leve elevação das temperaturas no fim de semana, embora as madrugadas continuem frias.
Uma nova frente fria deve avançar pela costa paulista entre segunda (29) e terça-feira (30), com possibilidade de retorno das chuvas e nova queda nas temperaturas após sua passagem.
No Rio de Janeiro, há previsão de chuva em diferentes momentos do dia, com máxima em torno de 21°C e possibilidade de pancadas moderadas a fortes, além de temporais isolados. Rajadas de vento podem chegar a 50 km/h em áreas do litoral.
Em Belo Horizonte, o tempo tende a ficar mais firme, com sol pela manhã e aumento de nuvens ao longo do dia. A máxima pode chegar a 26°C, enquanto o sul de Minas e o Triângulo Mineiro ainda registram instabilidades. No norte do estado, o tempo permanece seco e quente, com baixa umidade do ar.
Na Região Sul, o frio segue intenso, com formação de geada em áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Em regiões serranas, as mínimas podem se aproximar de -3°C. Apesar do amanhecer gelado, o sol predomina durante o dia, com elevação gradual das temperaturas.
Em Curitiba, há previsão de geada e máxima de cerca de 14°C. Em Porto Alegre, o tempo permanece firme, com temperaturas próximas de 15°C.
No Centro-Oeste, o frio ainda atinge principalmente Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, com possibilidade de geada em áreas do sul sul-mato-grossense e mínimas próximas de 5°C. A chuva se concentra no norte de Mato Grosso do Sul e em partes de Goiás e Mato Grosso.
Em Campo Grande, pode haver chuva pela manhã e máxima de 18°C. Em Cuiabá, o dia será de muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca isolada, com máxima perto de 21°C.
No Norte, o ar polar avança de forma mais fraca até o sul de Rondônia e Acre, onde as madrugadas ficam mais frias, enquanto o calor ainda predomina na maior parte da região.
No Nordeste, a chuva se concentra na faixa litorânea, com risco de temporais entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e litoral norte da Bahia. No interior, o tempo segue seco e quente, com baixa umidade em algumas áreas.
Fonte: G1


