Ex-primeira-dama informou ao ex-presidente que publicaria gravação em que acusou o senador de “punhalada”; aliados relatam tensão crescente no núcleo familiar.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro avisou ao ex-presidente Jair Bolsonaro que gravaria o vídeo em que fez críticas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), divulgado nas redes sociais na noite desta quarta-feira (24).
Segundo aliados que acompanharam o episódio, Michelle afirmou antes e depois da publicação que havia chegado “ao limite” diante de ataques e acusações feitas por aliados dos filhos e também por declarações recentes do ex-governador Ciro Gomes (PSDB), em entrevista à revista Veja, na qual disse considerar Lula e Jair Bolsonaro iguais.
De acordo com um interlocutor próximo, não houve uma autorização formal por parte de Jair Bolsonaro, mas ele teria compreendido a decisão da ex-primeira-dama.
— Ele está na Faixa de Gaza. Deixou ela desabafar — afirmou o aliado, ao descrever o contexto como de forte tensão interna.
A divulgação do vídeo surpreendeu integrantes do PL, que demonstraram preocupação com o impacto da crise familiar no cenário político. Entre aliados, há o temor de que o episódio transmita a imagem de desorganização dentro do grupo político em um momento pré-eleitoral.
Outro grupo avalia que houve subestimação, por parte do entorno de Flávio Bolsonaro, da profundidade do desgaste entre ele e a madrasta, que acabou se transformando em um rompimento público após semanas de atritos.
Segundo relatos, havia tentativas de mediação entre as partes, mas elas teriam esbarrado na recusa de Michelle em fazer um gesto público de apoio e na resistência de Flávio em se retratar por declarações anteriores feitas sobre ela após críticas da ex-primeira-dama à aliança do PL no Ceará.
Após a repercussão dos vídeos, Flávio Bolsonaro publicou uma retratação nas redes sociais. Ele afirmou não ter tido intenção de ofender Michelle e pediu desculpas caso tenha causado algum constrangimento.
— Nenhum momento eu ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se eu fiz em algum momento, mais uma vez peço desculpas — escreveu.
O senador também destacou reconhecer o trabalho da ex-primeira-dama e “tudo o que ela representa para o Brasil”.
Fonte: OGLOBO


