Equipe de Didier Deschamps prioriza posição na chave por logística de viagens e cenário mais favorável na segunda fase
Classificada para a segunda fase da Copa do Mundo, a seleção da França estabeleceu como meta terminar na liderança do Grupo I. A motivação principal é logística: reduzir o desgaste com deslocamentos no início do mata-mata.
A equipe enfrenta a Noruega nesta sexta-feira, às 16h, em Boston. Ambas as seleções somam seis pontos, mas os franceses levam vantagem no saldo de gols (cinco contra quatro).
Atualmente, a delegação francesa está concentrada em Boston. Caso confirme a primeira colocação, o próximo compromisso será em Nova Jersey, em uma viagem de aproximadamente uma hora de avião. Já a segunda posição levaria a equipe a Dallas, o que representaria um deslocamento superior a quatro horas.
Segundo o auxiliar técnico Guy Stéphan, que comandará a equipe nesta partida, o fator logístico tem peso importante, embora não seja o único determinante. Ele destacou que a prioridade também é manter o padrão competitivo da equipe.
O meio-campista Aurélien Tchouaméni reforçou o discurso, afirmando que a seleção busca sempre a vitória e que terminar em primeiro lugar reduz impactos como viagens longas, diferenças de fuso horário e variações climáticas.
O líder do Grupo I enfrentará um dos melhores terceiros colocados na fase seguinte. Já o segundo colocado terá pela frente a Costa do Marfim. Em caso de avanço, existe a possibilidade de cruzamento com o Brasil, líder do Grupo C, nas oitavas de final.
Diante desse cenário, a França deve escalar força máxima contra a Noruega. A única baixa prevista é o zagueiro Saliba, que trata problemas nas costas.
Durante a partida, Guy Stéphan substituirá o técnico Didier Deschamps, que foi liberado para acompanhar o funeral da mãe. O treinador deve retornar aos Estados Unidos no fim de semana.
Fonte: GE


